Se ela evoluir, será que isso me inclui?


Os tempos mudaram, o mundo mudou, as formas de vê-lo também. Os homens mudaram, e as mulheres também. O ponto onde quero chegar: A evolução. Não aquela chatice teórica que se estuda em biologia, mas a evolução das pessoas, dos pensamentos.
Se pegarmos tudo que engloba relacionamentos, desde cem anos atrás, há cem anos atrás o casamento era arranjado, os pais decidiam com quem as filhas iam casar. Passando um pouco essa fase, as janelas. Sim, elas eram palco pra um namoro, as meninas ficavam lá, escoradas nas janelas vendo os rapazes passar, grandes romances, a menina na janela e o rapaz na rua, que namoro! Logo em seguida, os sofás. Namoro só no sofá, com o pai no meio do casal. Mais tarde a liberação, a moça podia levar o namorado até o portão. Alguns anos se passaram, a mulher começou a ter mais espaço na sociedade, e o namoro começou a ser menos controlado, os casais já podiam sair juntos, andar de mãos dadas, mas sem extrapolar, até a época mais ácida de todas, os anos 50, 60, 70 e 80, não havia pudor, não havia vergonha. A moda era andar pelado, se entupir de ácido, e transar a vontade, namorar era a última opção. A transa era só mais uma diversão. Nos anos 90, o pudor veio à tona, as meninas, de uma hora pra outra, ficaram mais recatadas e conservadoras, mas não existia mais a história de sexo só depois do casamento, os namoros eram liberais e duravam mais. Agora, no século vinte e um, que desesperador. Namoro é uma coisa difícil de achar! Acha-se, mas poucos. A moda é ficar, contar quantas (os) pegou e/ou quantas comeu.

Grandes mudanças, muitas diferenças, muitas liberdades. Outro ponto visível é o ‘treinamento’ que as meninas ganhavam antigamente, era algo tipo: Vou me casar, ter filhos e cuidar da casa. Mamãe me ensinou a cozinhar, fazer tricô e limpar a casa, ela disse que tenho que ser uma esposa exemplar, esperar meu maridinho sempre com um sorriso no rosto, ser submissa a ele e nunca reclamar de nada.

Um pouco depois se aprendeu: Posso até ter namorado, mas primeiro tenho que pensar no meu futuro. Vou terminar minha faculdade, ter um bom emprego, ter minha casa, meu carro e meus bens materiais, e depois de tudo vou me casar.

Hoje se aprende: Se transar, use camisinha.

Um comentário:

Miguel Sacri dos Anjos disse...

Evolução? Por certo que sim, mas até que ponto?