Ensaio: Homem. A Teoria da Regra de Dois.

No assunto amor, o homem é o que mais se dedica sem se preocupar com as conseqüências. Ele não quer saber o que vai enfrentar, só quer saber o que tem a ganhar (vide ambição). Com o amor incauto que possui, o homem espera obter o resultado esperado, resultado este que nem sempre é bem concebido. Mesmo quando se sabe o que quer, o homem tem a tendência de quer um par muito diferente. Em muitos casos relatados isto não chegou a ser um problema, mas há relatos de casos onde uma simples virgula trocada faz com que o amor, que até agora era benigno, passe a ser outro amor, agora maligno.

Uma interessante e importante característica do homem é ter amor maligno. Qualquer outra raça trata seus inimigos como inimigos, desdenhado-os, mal tratando-os e tentando derrubá-los. Os homens também o fazem, mas não todos. É comum casos de inimigos se idolatrando e cuidando de si, caso que a literatura vigente aborda com temas históricos. Essa característica foi incorporada a outra, de nome honra, mais tarde.

Com o amor humano esclarecido, apresento a Teoria da Regra de Dois. Diferente do calculo matemático da Regra de Três, onde, alterando a ordem dos fatores é possível definir e identificar um valor oculto, a Regra de Dois trata do inverso, onde, uma pessoa, apegada a outra, passa a existir socialmente caso o teorema seja verdade. Para provar o teorema e torná-lo verdadeiro é necessário saber o nível de entrosamento desta pessoa. Apesar de estar apresentando a teoria como se fosse booleana, não acredito que ela possa ser escrita ou mostrada, mas como teoria, é uma ótima reflexão. Para melhor explicar a diferença entre a regra de três e a Teoria da Regra de Dois, basta um exemplo: se uma pessoa é bem aceita socialmente, isto se deve a dois fatores: nível de entrosamento e nível social. Qualquer um destes fatores aumenta com uma companhia amada. Porém, isso não quer dizer que, se a pessoa amada se afastar, os níveis devem baixar. Neste caso, o romance deve ser tratado como um aprendizado de longa duração.

Apesar de, se comparada a regra de três, a Teoria da Regra de Dois parecer completa ela não o é. Quando se trata de Homens, há sempre fatores que devem ser levados em conta, mesmo que eles ainda não sejam conhecidos. A isto, damos o nome de Imprevisibilidade.

Nenhum comentário: