Depois dos agradecimentos, os esclarecimentos.


Quero dedicar este post a Miguel e João, pessoas a quem confio palavra, independente da maneira.
Hora de conceitos aqui. Pessoas inteligentes existem sim, mas não em grande número e nem muitas por metro quadrado. Saber diferenciar as pessoas inteligentes das demais o torna inteligente sim, tentar fazê-lo o torna persistente, nunca tentá-lo o torna burro. Tentar ser inteligente é interessante e até legal, mas nem todo mundo pode, e consegue, ser inteligente, nem todos nasceram para isso.
É possível sim ser inteligente independente das dificuldades adversas que se encontre, sejam elas raciais, econômicas, sociais, genéticas, enfim, se você não é inteligente não ponha a culpa na sociedade ou porque você é negro, isso pode até dificultar, mas não é um fator determinante.
Mais uma coisa, pode sim uma pessoa inteligente se tornar burra ou menos inteligente, mas admito, só apoio essa hipótese porque acho que está acontecendo comigo. Não há níveis de inteligência, creio somente nos níveis de interpretação das coordenadas que a vida nos dá.
Não culpe os outros pela sua negligência ou ignorância, o culpado é somente você. Não tente se passar por aquilo que você não é, independente de ser um inteligente se passando por um burro ou vice-versa, além de deixar claro que você é inseguro, pode destruir sua reputação.
Uma vez inteligente sempre inteligente, apesar de que os níveis podem baixar – uma vez burro, há cura. Quer se tornar inteligente? Exercite sua mente. Muitas pessoas nascem ‘prontas’ para serem inteligentes, outras precisam de ‘uma preparação’. Não, você nunca vai saber se você é inteligente ou não por conta própria, esse tipo de característica só pode ser dada por uma pessoa indiferente a você.
Outra coisa interessantemente chata, você sempre achará que é um dos mais inteligentes do seu grupo, sendo isso verdade ou não. Isso pode ser bom ou ruim, depende somente se a pessoa saberá usar isso a seu favor. Interpretação boa não é sinal de inteligência, afinal, já está mais que provado que cada um tem o seu ponto-de-vista, opinião e interpretação sobre certo fato, o que impossibilita a existência de um padrão que possa vir a ser ‘a escolha certa’.
Espero ter deixado claro o meu ponto-de-vista sobre coisas desse mundo a qual eu tento viver e entender. Sendo esse o mundo que é ou só o que eu acredito, para mim não faz diferença, afinal tudo é parte daquilo que defino como ‘meu mundinho’. Incluindo meus Blog’s, um de realidade ficcional e outro de ficção real.

OBS: Para que pensar que é mais inteligente do que os outros quando você pode, simplesmente, ser mais inteligente que eles? A aquilo damos o nome de ‘necessidade de auto-afirmação’ e a isso o de ‘inteligência conciliada à sabedoria’.

OBS²: Apesar de não crer em níveis de inteligência, acredito que haja ‘tipos’ de inteligência, o que poderia explicar, em parte, diferentes modos de raciocinar para se chegar a uma mesma resposta ou até mesmo os pontos-de-vista diferentes.

OBS³: Você é inteligente? Se for me liga, tá difícil achar gente assim ultimamente.

Um comentário:

Mateus Müller disse...

Sinceramente?
Acho que existe um pressuposto que todos esquecem. A diferença.
E no momento em que alguém se expressa, aqueles que não conseguiriam/ não tem coragem criticam, com críticas infantis que desmerecem o enfoque cultural de uma idéia, seja qual for, traduzida em qualquer símbolo.
Talvez uma frase minha entregue todo o raciocínio disso: "Isso... me cansa."
Vai ler um livro, leia as entrelinhas, pare de citar merchandising como fonte e critique com base.

O grande problema da Terra... são os humanos.
O grande problema dos humanos é... que os que não raciocinam estão em maior número.