Dize-se do pato - sete letras.


Me vejo as avessas novamente com uma tela branca de supetão a me espreitar. Calma, é só o maldito Word que não gosta de mim, mas hoje eu acabo com ele.

Sabe, disse alguém certa vez que ignorar os fatos não os altera. Não? Quando você está de bem com alguém e você começa a ignorar essa pessoa, as coisas não se alteram? Claro que eu sei que o autor da “tese” não se referia a coisas mundanas ou previsíveis, mas acho que o fato de ignorar algo altera sim as possíveis conseqüências que tal fato possa trazer. Na maioria dos casos simplesmente deixamos as coisas passar, mas vai-se saber o que teria acontecido se tivéssemos agido.

Essa mesma pessoa também disse que não é possível crescer perante alguém que te magoe. Faço minhas suas palavras. O crescimento nunca se dá sem motivo. Somos motivados a crescer perante nossos erros, fracasso e ,principalmente, nossos inimigos.

Disse ele que o amor, e não o tempo cura todas as feridas. Muito provavelmente essa passagem tenha a ver com outra coisa dita pelo sábio – que não conhecemos ninguém perfeito até nos apaixonarmos. Duas frases um significado – o amor cura tudo. Não, não sou adepto de tal teoria esquerdista, mas que faz um bem danado para a alma poder se aliviar perante muitos que não conseguem nada, absolutamente nada, no campo afetivo, já é um aconchego. Mesmo assim tenho minha própria tese que diz que nunca saberemos quando estamos apaixonados de verdade. Como saberemos se aquela é a pessoa certa se, em outro momento, sentimos a mesma coisa por outra pessoa? Há os que digam que isso só aconteceu uma vez, não me incomodo de chamá-los de mentirosos. Sempre acontece mais de uma vez, sempre acontece mais de um fracasso. Se não acontecer, não é paixão certa quando ela realmente acontecer.

Disso o contador de histórias que as oportunidades não são perdidas, apenas são aproveitadas por outros. Nada mais justo e normal. Porém, isso pode soar estranho à nossos ouvidos, principalmente pelo fato de que não estamos acostumados a dividir aquilo que não temos. Como eu disse, nada mais normal.

Leu-se do escritor que não se pode escolher como se sentir, mas pode-se escolher o que fazer a respeito. Isso sim seria uma lição para a humanidade. Não fosse sua longa idade, diria para que se candidatasse a presidência, vitória na certa. Se estamos mal, fazemos de tudo para que continuemos mal. Se estamos bem, prorrogamos ao máximo. Costume ou seja lá o que for – reforma já!

Uma passagem citada dizia que os maiores ensinamentos que aprendemos não é aqueles que temos quando estamos no pico do monte, e sim quando o estamos escalando. E assim a vida funciona. Damos mais valor ao nosso triunfo ao que tiramos de proveitoso enquanto lutávamos. Uma vitoria sempre vale mais que a experiência de batalha. Quem sabe os vídeo-games tenham algo a nos ensinar.

Numa ultima citação o bardo disse que quanto menos tempo temos, mais coisas conseguimos fazer. Geralmente a pressa é inimiga da perfeição, que é inimiga da pressa que é inimiga da perfeição, que é inimiga da... Porém, muito tempo de sobra faz com que desperdicemos nosso tempo com coisas supérfluas, como ficar citando uma corrente infinita de dois eixos.

Ele, Shakespeare, O Bardo, O Escritor, O Poeta dos Mil Contos, ou como queiram chamá-lo sabia o que dizia quando, à meio milênio atrás escreveu “teses” e verdades que ainda hoje são verdade e realidade. E nem perca tempo dizendo a si mesmo que agora vai ser diferente, ele também havia dito que ninguém se importaria com as verdades por ele discrepadas. Ao menos um pensamento temos em comum – ninguém muda, nunca.

Um comentário:

Miguel Sacri dos Anjos disse...

Ah, que prazer me causa ler estes textos!

Dois comentários:

1- Sobre o trecho em que tu discordas d'O Bardo, que diz que "ignorar os fatos não os altera". Acho que o sentido da frase se perdeu na tradução, a intenção real eh a de dizer que ignorar algo não vai fazer ele deixar de existir, ou seja, quase o contrário do que a tradução faz parecer. Tipo, nós podemos ignorar a atual crise financeira, mas mesmo assim os preços vão subir por causa dela, saca?

e 2- O fim do texto me remeteu à nossa "Pergunta da semana" ^^


Parabéns pelo bom trabalho, gente. E obrigado.